Os projetos complementares de uma obra são aqueles que se baseiam e complementam o projeto arquitetônico. Via de regra, são eles, o projeto estrutural, o projeto das instalações elétricas, o projeto das instalações hidro-sanitárias, tubulação de cabeamento de telefone e internet, ar-condicionado, etc..
O projeto estrutural modelado em BIM é uma abordagem revolucionária considerando-se a concepção e construção de estruturas de engenharia. O BIM permite que todas as informações de um projeto sejam inseridas em um modelo digital 3D e que todas as partes interessadas visualizem o projeto como um todo antes de ser construído, através de uma maquete eletrônica.
Assim como o projeto estrutural, os demais projetos complementares modelados em BIM incluem informações detalhadas sobre a geometria, materiais, especificações, custos e cronograma do projeto. O modelo BIM federado (que reuni todos os projetos) é uma representação digital tridimensional completa com todas as informações relevantes são inseridas nela, incluindo os desenhos dos projetos, as pranchas em 2D, relações de materiais, especificações dos equipamentos e subsídios para o planejamento da construção.
O modelo digital federado ajuda a reduzir a possibilidade de erros humanos durante a construção. Além disso, as informações detalhadas no modelo ajudam a identificar possíveis problemas antes do início da construção, permitindo que sejam resolvidos antes que se tornem mais caros e demorados de corrigir.
Todas as informações relevantes sobre o projeto são compartilhadas em tempo real e todas as partes interessadas têm acesso às informações necessárias para tomar decisões informadas. Isso ajuda a reduzir conflitos e erros de comunicação entre as partes.
O modelado federado em BIM objetiva reduzir custos, já que as informações detalhadas no modelo digital ajudam a identificar possíveis problemas antes previamente, permitindo simulações e que sejam corrigidos antes que se tornem mais caros e demorados de corrigir, durante ou depois de concluída a obra. Também permite a criação de um cronograma preciso, facilitando que as equipes de construção trabalhem de forma mais eficiente.
A HJG Engenharia pode desenvolver seus projetos complementares e/ou compatibilizá-los entre si e com o projeto arquitetônico. Consulte-nos.